Santa Cruz do Capibaribe é representada em evento nacional

Santa Cruz do Capibaribe participou, na última semana, do 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Inácio Marques Vieira, popularmente conhecido como Dr. Nanau, Secretário de Saúde do município, representou a cidade na ocasião. O evento aconteceu em Brasília e reuniu mais de 3 mil secretários municipais de todo país.

O Secretário aproveitou sua ida a Brasília para estreitar os laços com os deputados federais e senadores por Pernambuco. “Aproveitei minha vinda (a Brasília) para visitar o deputado federal Fernando Filho e o senador Fernando Bezerra Coelho, que se colocaram à disposição do nosso município”, afirmou.

“Através dos dois parlamentares, tivemos a chance de saber como estava a questão dos recursos da UPA. Para o recebimento são realizados 4 estágios: cadastramento, avaliação da estrutura, ida dos documentos para o gabinete do secretário e, por fim, a liberação do empenho. Graças a Deus em breve traremos notícias aos santa-cruzenses”, pontuou o Secretário.

De acordo com Nanau, um dos temas mais debatidos pelos presentes foi o Fortalecimento da Saúde Básica dos Municípios do Brasil. Para o Secretário de Saúde a intenção agora é colocar em prática os planejamentos relacionados ao que foi discutido.

O evento teve mais de 3 mil secretários municipais de saúde, além de trabalhadores do SUS, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. Na oportunidade, houve a criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), que tem como função a expansão e qualificação dos serviços da área por meio da Estratégia de Saúde da Família.

Por: Ascom/Santa Cruz do Capibaribe