Enquete mostra cenário indefinido para próximas eleições em Olinda

Em novo levantamento realizado pelo site Portal de Prefeitura, mostrou que a disputa pela prefeitura de Olinda nas próximas eleições, considerando possíveis pré-candidatos ao cargo, ainda é algo indefinido. Segundo a enquete, o prefeito Lupércio (SD) seria a escolha de 34,3% dos internautas, seguido do deputado federal Bispo Ossesio Silva (Republicanos) e do vereador Jorge Federal (PR), que atingiram 22,8% e 9,6% das intenções respectivamente. 

A nova enquete foi realizada entre os dias 3 e 5 de junho através da internet. Entre os primeiros colocados da enquete também estão a deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), com 6.8 % , Armando Sérgio (sem partido), que somou 5.7 %, além do deputado estadual João Paulo (PCdoB), 5.7%, e da deputada Gleide Ângelo (PSB), com 5.2 %. Os demais possíveis candidatos não ultrapassaram os 2,9% das intenções de votos. 

O levantamento mostra que o prefeito do município, professor Lupércio, disparou com larga vantagem com relação aos demais colocados. Já o deputado federal Bispo Ossesio Silva e o presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereador Jorge Federal, obtiveram um bom desempenho no levantamento, juntos somaram 32,4% das intenções.

 Izabel Urquiza, candidata pelo PSDB em 2016, surpreendeu na enquete ao aparecer em última colocação, com apenas 20 votos, o que representa 1,1% da escolha dos participantes. Em 2016 somou um total de 36.584 votos, ficando em terceiro lugar. 

Metodologia da enquete

Os participantes tiveram que responder a pergunta, “em quem você votaria na disputa pela Prefeitura de Olinda”. A enquete teve início no dia 3 de junho e foi encerrada após três dias. Idealizada pelo site Portal de Prefeitura, o levantamento utilizou a plataforma Ferendum, um sistema de votação on-line,  seguindo os seguintes parâmetros: utiliza endereços de IP para impedir votos fraudulentos, votação anônima, enquete pública, permite votar em apenas uma opção, permite participar sem usar conta e não permite aos participantes acrescentarem novas opções.

Dados

A enquete contou com a participação de 1818 pessoas. O link do levantamento obteve cerca de 10 mil acessos.