Adiado para agosto, julgamento que poderá soltar Lula

Foto: Divulgação

O pedido de revisão e um novo julgamento que poderá conceder um habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava marcado para esta terça-feira (25), foi adiado para agosto. A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que não haverá tempo neste semestre para julgar se o então juiz federal Sergio Moro agiu com parcialidade ao condenar Lula no caso do tríplex do Guarujá.

A liberdade de Lula é o último item a ser julgado em uma lista elaborada pela ministra Cármen Lúcia, que passou a presidir o colegiado recentemente. Somente o voto do ministro Gilmar Mendes possui 40 páginas.

Ainda de acordo da avaliação do próprio Gilmar, não haverá tempo para apreciar o caso de Lula antes do recesso do judiciário. Por causa disso, ele recomendou o adiamento.

Além de Gilmar, ainda faltam votar os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. No ano passado, quando o caso começou a ser julgado a ministra Cármen Lúcia e o ministro Edson Fachin, relator do processo, rejeitaram o pedido da defesa do petista.

As sessões no plenário da 2ª Turma serão retomadas no dia 1º de agosto. O dia exato do novo julgamento ainda não foi determinado.