Senado aprova projeto de Humberto que inclui Capibaribe em área de atuação da Codevasf

 
A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado aprovou, em caráter terminativo, o projeto de lei de autoria do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que propõe a inclusão, na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), da bacia hidrográfica do rio Capibaribe. O texto, que vai beneficiar um total de 42 municípios, seguiu para a Câmara dos Deputados.
 
Para Humberto, a proposta irá contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, principalmente Pernambuco, com a geração de empregos e renda, e permitirá um melhor planejamento das ações da Codevasf, beneficiando as camadas mais pobres da população.
 
“Queremos reduzir os alarmantes níveis de desigualdade que se observam em nosso país, especialmente no Nordeste. A Codevasf é a empresa do governo federal que tem importantes ações de desenvolvimento sustentável, atua e fortalece a agricultar familiar, trabalha com recuperação ambiental e de rios, entrega equipamentos para pequenos agricultores e atende os centros urbanos também”, resumiu.
 
O senador avalia que, ao atuar na revitalização de bacias hidrográficas, na oferta de água, na agricultura irrigada, na inclusão produtiva e na adução de água bruta, a companhia foi diretamente responsável pelo desenvolvimento das regiões em que prestou serviços.
 
Segundo ele, esses resultados positivos ensejaram, inclusive, ao longo dos anos, a expansão da área de atuação da empresa, que inicialmente atuava apenas na bacia hidrográfica do rio que lhe emprestou o nome. Criada em 1974, hoje, a Codevasf atua, por exemplo, nos vales dos rios Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã, e nas bacias hidrográficas dos rios Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu.
 
O parlamentar disse que vai acompanhar de perto a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados para cobrar celeridade. Mas Humberto entende que a aprovação da medida no Senado já é uma ótima notícia para quem vive na bacia do rio Capibaribe.