Paulista comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com ação educativa

Foto: Divulgação

No dia em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quarta-feira (05.06), uma ação integrada com a ESEC- Cetés (CPRH), Secretaria de Meio Ambiente de Abreu e Lima, Bombeiros 2oGBS, Secretaria de Educação do Paulista e Abreu e Lima, APIME, IPA E CIPOMA. A iniciativa teve como foco a coleta de lixo eletrônico e o Museu itinerante de equipamentos eletrônicos no 2oGBS (Grupamento de Bombeiro de Salvamento).

A iniciativa contou com a presença de estudantes da Rede Municipal do Paulista e de Abreu e Lima, onde eles puderam conhecer o grupamento, saber como funciona a profissão do bombeiro, além de participar de brincadeiras recreativas, e principalmente, conhecer mais de perto a necessidade de cuidar do meio ambiente para que todos vivam em um mundo melhor.

Para realizar a “Semana do Meio Ambiente”, a Prefeitura do Paulista está contando com o apoio de uma série de entidades parceiras, como o Instituto Chico Mendes, a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Centro de Educação e Formação em Medicina Popular (CEFOMP), entre outros.

Rosana Claudia, coordenadora de Educação do Paulista, ressaltou a importância desse tipo de ação. “Partimos do princípio que é necessário cultivar o habito de cuidar do meio ambiente, pois as questões ambientais são essenciais não só dentro de casa, como na rua, na escola, em todos os lugares, cuidar do meio ambiente, é cuidar do próprio futuro, é isso que queremos conscientizar os alunos da rede”, afirmou.

Foto: Divulgação

Celebrado no dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar ao público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciar o cuidado com o mundo.

Francisco Cantarelli, Tenente Coronel do Grupamento de Salvamento, comemorou a iniciativa e falou da necessidade da ação. “Esse evento é de suma importância, principalmente por trabalhar com escolas e com crianças sobre cuidar do meio ambiente. Todos nós temos como responsabilidade preservar o meio ambiente, e poder conscientizar as crianças desde cedo é mais importante ainda”, disse.

Jocelane Cavalcante, técnica ambiental do Paulista, comentou sobre a ação. “Nosso objetivo disso tudo, era realmente ir para um ambiente mais externo, para fazer a interação dos estudantes com o meio ambiente e também conscientizá-los da necessidade de cuidar do meio ambiente”, concluiu.

Via Prefeitura de Paulista