Bruno Araújo assume nesta sexta-feira a presidência do PSDB

Foto: Divulgação

O deputado federal e ex-ministro das Cidades Bruno Araújo (PE) será o novo presidente nacional do PSDB. Sob seu mandato, o partido viverá a transição do antigo para o “novo PSDB” encampado pelo governador de São Paulo, João Doria, e tentará deixar para trás anos de instabilidade interna.

Bruno Araújo, de 47 anos, será o 12º presidente do partido (todos homens até aqui) Bruno foi deputado federal por 3 mandatos e ministro das Cidades no governo Temer. Nas eleições de 2018, concorreu ao Senado por Pernambuco, mas ficou apenas com a 4ª posição diante das duas vagas em disputa. A convenção nacional que acontece nesta sexta-feira (31) em Brasília.

A vitória do ex-ministro foi feita pelo aliado mais poderoso, João Doria, que tomou o lugar de Geraldo Alckmin na forte zona de influência paulista do partido. Governando o maior Estado do país, Doria se movimenta para se consolidar como o nome da sigla para a disputa do Planalto em 2022.

Com a ascensão de Doria, a linha de renovação deve se manter forte. Um novo Código de Ética foi aprovado e atende aos anseios do novo grupo por punições mais duras em relação a condenados filiados ao partido.