Irmão de Eduardo Campos assume cargo no Governo Bolsonaro

Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem

O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, assumiu nesta quarta-feira (29) a presidência da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro. Campos revelou que sua indicação partiu do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB). “A Fundaj voltará a ter o protagonismo do passado”, promete Antônio Campos.

Com poucos meses de atuação na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o professor e pesquisador Alfredo Bertini que tomou posse em janeiro, deixa a presidência da Fundação e dá lugar ao escritor Antônio Campos, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL). A mudança na Fundaj foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29), assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Ao falar sobre sua expectativa e ideias para o futuro da Fundação Joaquim Nabuco, Campos disse “Ser um polo de fomento e apoio às políticas de aplicação de recursos em educação no Nordeste, através de pesquisas e treinamento e capacitação dos gestores municipais, ter uma agenda cultural e social de relevância. A Fundaj voltar a ter o protagonismo que já teve no passado, nas políticas sociais do Nordeste, inclusive auxiliando a elaboração e execução do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, que está sendo liderado pela Sudene”.

“Meu primeiro ato será uma reunião e ouvir os servidores da casa e o meu gabinete estará sempre pronto para receber os servidores e visitantes, num clima de diálogo e muito trabalho. Além do foco em desenvolvimento regional e internacionalizar ainda mais a Fundação e ser um instrumento em pesquisa de apoio a boa aplicação dos recursos em educação do MEC, pretendemos interiorizar algumas ações da Fundação. Nos seus 70 anos, a Fundaj voltará a ter o protagonismo em políticas públicas no Nordeste, uma agenda cultural de qualidade, bem como o foco educacional, que não pode perder de vista”, disse Antônio Campos, ao ser questionado sobre suas primeiras medidas como novo presidente da Fundaj.