Associação de Imprensa de Pernambuco divulga nota contra censura ao Blog do Ricardo Antunes

Múcio Aguiar, Presidente da AIP. Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

A Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), divulgou nota na última sexta-feira (25) em apoio ao blog no Jornalista Ricardo Antunes, após determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, determinando a retirada de textos e proibir reportagens sobre o Restaurante Leite e seus proprietários.

“A AIP entende, sem entrar no mérito das denúncias veiculadas no Blog e redes sociais, que a liminar concedida pelo Desembargador ofende a Constituição e representa grave ameaça à liberdade de imprensa e ao Estado de Direito”, diz parte do Texto.

A decisão liminar foi do Des. Jovaldo Nunes Gomes, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Segundo a AIP, “a medida proferida pela Justiça representa também perigoso precedente ao exumar mecanismo de censura e controle da expressão do pensamento, ofendendo a Carta de 1988 que garante o livre acesso à informação e à circulação das ideias”.

Entenda o caso:

O proprietário do tradicional restaurante Leite, desde 1950, o português Armênio Dias, decidiu no final dos anos 2000, fundar uma nova empresa no nome de duas de suas filhas, Daniela Ferreira da Fonte e Silvana de Souza Ferreira, para gerir o negócio.

Em 2016, ele decidiu formalmente solicitar a devolução do restaurante, por não concorda  com a forma de gestão das filhas. Como as filhas não concordaram com o pedido, fez com que Armênio movesse uma ação judicial para ter o restaurante de volta.

Armênio, agora com 88 anos, tornou o caso público com a justificativa que precisou passar por exames psiquiátricos para impedir um possível pedido de interdição judicial por parte das filhas.

Click aqui para acessar Nota de Censura