Associação de Imprensa de Pernambuco divulga nota contra censura ao Blog do Ricardo Antunes

Publicado por: em 28 de maio de 2019 - 17:46

Ver Perfil

Múcio Aguiar, Presidente da AIP. Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

A Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), divulgou nota na última sexta-feira (25) em apoio ao blog no Jornalista Ricardo Antunes, após determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, determinando a retirada de textos e proibir reportagens sobre o Restaurante Leite e seus proprietários.

“A AIP entende, sem entrar no mérito das denúncias veiculadas no Blog e redes sociais, que a liminar concedida pelo Desembargador ofende a Constituição e representa grave ameaça à liberdade de imprensa e ao Estado de Direito”, diz parte do Texto.

A decisão liminar foi do Des. Jovaldo Nunes Gomes, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Segundo a AIP, “a medida proferida pela Justiça representa também perigoso precedente ao exumar mecanismo de censura e controle da expressão do pensamento, ofendendo a Carta de 1988 que garante o livre acesso à informação e à circulação das ideias”.

Entenda o caso:

O proprietário do tradicional restaurante Leite, desde 1950, o português Armênio Dias, decidiu no final dos anos 2000, fundar uma nova empresa no nome de duas de suas filhas, Daniela Ferreira da Fonte e Silvana de Souza Ferreira, para gerir o negócio.

Em 2016, ele decidiu formalmente solicitar a devolução do restaurante, por não concorda  com a forma de gestão das filhas. Como as filhas não concordaram com o pedido, fez com que Armênio movesse uma ação judicial para ter o restaurante de volta.

Armênio, agora com 88 anos, tornou o caso público com a justificativa que precisou passar por exames psiquiátricos para impedir um possível pedido de interdição judicial por parte das filhas.

Click aqui para acessar Nota de Censura

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com