Professores poderão ter desconto em compra de automóveis

Projeto de lei (PL 2089/2019) apresentado pelo deputado Pastor Eurico (Patriota/PE) concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis por professores da educação básica e superior.
 
Tanto professores da rede pública quanto da privada poderão ter o benefício, de acordo com o texto. O parlamentar argumenta que o desconto é necessário por conta da situação dos professores do país. “Hoje, esses profissionais têm muito trabalho, salários menores do que deveriam, falta de respeito na profissão e um dos piores sistemas educacionais do mundo, com uma realidade precária; muitos ainda têm problemas para chegar ao local de trabalho por dificuldade de transporte”, afirma Pastor Eurico. 
 
Segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o que paga pior seus professores do ensino fundamental entre 40 países ou sub-regiões, membros ou parceiros da OCDE. No estudo, o Brasil cai para a última posição quando considerado o salário inicial anual em praticamente todas as etapas, exceto apenas na educação infantil.
Fonte: cidade em foco