Sérgio Moro fala sobre construção de presídios no Brasil

Hoje (27) o Ministro Sérgio Moro afirmou que o país sofre de ausência de capacidade técnica para construir e reformar presídios. A dificuldade está presente em todos os estados brasileiros. Faltam até engenheiros nas fases que vão da elaboração de projetos na área até a análise dessas propostas por parte de órgãos federais. (Agência Brasil)

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, contudo, apresentou uma resposta a esse problema. Moro disse o seguinte: “A ideia é que nós tenhamos, ainda no ano 2019, pelo menos dois projetos padrões e, até o final da gestão, termos um rol de projetos bem maior.” O Ministro acredita que modelos específicos de presídios possam ser usados como padrão para a escolha do estado que necessite construir um.

Sobre a carência de engenheiros, Sérgio Moro acrescentou: “Temos hoje três engenheiros do Depen apenas, queremos contornar esse problema com uma autorização legislativa para contratar temporariamente engenheiros para se poder dar vazão a esse problema”.

Em junho do ano passado o Conselho Nacional do Ministério Público divulgou que a taxa de superlotação nas penitenciárias brasileiras é de 175,82%. A pesquisa avaliou a realidade de 1.456 presídios. Noventa e cinco por cento da população carcerária brasileira é composta por homens. No entanto, a inclusão de mulheres no mundo do crime vem aumentando nos últimos anos. Um dos crimes nos quais a participação feminina vem aumentando consideravelmente é o tráfico de drogas.

Imagem: vozdoplanalto.com.br