Políticos comentam prisão de Temer

O clima em Brasília ficou bastante tenso com a prisão do ex-Presidente Michel Temer. Alguns políticos compartilharam suas opiniões e preocupações sobre o fato.

O ex-Presidente Lula postou no Twitter que a prisão de Temer é um ato de “pirotecnia”. Ele acrescentou que essa ação da Lava Jato serve para “desviar a atenção do descrédito em que estava caindo e do fundo de 2,5 bilhões que negociaram com os EUA”.

Alguns Senadores da república tiveram suas opiniões publicadas no site da Câmara dos Deputados.

Tasse Jereissati (PSDB-CE) chamou a atitude da Lava Jato de “abuso de autoridade” que “está acontecendo com alguma frequência” no país.

Soraya Thronicke, Senadora pelo PSL do Mato Grosso do Sul foi mais contida sobre o tema. Ela disse: “Não estou aqui para julgar ninguém, para emitir nenhum juízo de valor, principalmente porque eu não tenho conhecimento dos fundamentos da prisão do ex-presidente Michel Temer”.

Irajá, outro Senador (PSD-TO) declarou que “ter mais um ex-Presidente preso não é motivo de orgulho”. E a Senadora Eliziane Gama (PPS-MA) declarou o seguinte: “Essa prisão coloca por baixo o discurso vitimista e deixa muito claro que a Operação Lava Jato não é seletiva. Nós tivemos prisões de ex-Governadores, ex-Presidentes da República, numa demonstração clara de que a operação tem feito um trabalho amplo em todo o Brasil”.

O Deputado pernambucano Daniel Coelho (PPS) afirmou que a prisão de Temer não é motivo de felicidade. Ele completou que a partir de agora está provado que a Lava Jato é apartidária.

O PT, o PSOL e o MDB emitiram nota sobre o o encarceramento de Temer.

O PT acredita que a prisão revela uma “luta encarniçada pelo poder” por parte de Sérgio Moro e da Lava Jato. Já o PSOL, apesar de chamar Michel Temer de “inimigo do pivo brasileiro”, declarou que a prisão do ex-Presidente se dá num contexto de instabilidade política. A agremiação partidária disse ainda que o evento é uma forma de distrair a atenção da sociedade, fazendo coro com a opinião emitida por Lula.

O MDB, partido de Temer, informou que “lamenta a postura açodada (apressada) da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa”.