Pressão da bancada evangélica por cargos contradiz principios morais da Igreja

Há uma possibilidade grande de racha na bancada evangélica do congresso nacional para os próximos dias. A questão gira em torno de um motivo nada cristão: a troca de apoio político por cargos públicos. O debate entre a ética e uso da barganha tem levantado os ânimos de vários parlamentares.

Portal de Prefeitura

O Deputado Federal Pastor Eurico, pernambucano do Patriota, prometeu apoio incondicional ao governo em caso de assuntos de interesse público e dos cristãos. Ele é uma das vozes dissonantes daquelas que reconhecem o peso que o voto evangélico teve para eleger Bolsonaro, mas veem isso como “toma lá, dá cá”.

sostenescavalcante.com.br

Há parlamentares que pensam diferente. Sobre a questão, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) disse o seguinte: “Se o governo está achando que vai nos tratar com banco de talentos e segundo escalão, está enganado. Não vai dar. Se quer governar só com militares, é uma escolha. Sem reforma ministerial, terá dificuldade para compor a base. Ninguém está atrás de marmita. Poder ninguém dar tem que arrancar.

O presidente Jair Bolsonaro tem entendimento do peso do voto evangélico recebido nas urnas. A pedido da própria bancada evangélica, Bolsonaro escolheu duas representantes cristãs para secretarias nacionais. Para a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas foi nomeada a deputada Federal Roseane Cavalcante de Freitas (mais conhecida como Rosinha). Outra evangélica é Tia Eron, membro da igreja Universal do Reino de Deus. Essa foi para a Secretaria da Mulher. Eronildes Vasconcelos Carvalho – seu nome completo – é do PRB-BA.

Entre os Ministros de Estado, os evangélicos estão representados por pelo menos dois nomes. Há o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

A polêmica dos posicionamentos conflitantes entre os deputados cristãos promete intensificar-se. O assunto tem tudo para influenciar a escolha do novo presidente da bancada evangélica.