Pela primeira vez Pernambuco tem mulher como vice no executivo e legislativo

É a primeira vez que Pernambuco tem ambos os cargos ocupados por mulheres, Luciana Santos (PCdoB), foi eleita como a primeira vice-governadora do estado, já a deputada estadual, Simone Santana (PSB), foi escolhida na última sexta-feira (1) para assumir a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe),  cargo que também nunca tinha sido ocupado por uma mulher.

Simone Santana tomou posse para seu segundo mandato na Casa de Joaquim Nabuco. Ela disputou o cargo com o correligionário Aglailson Victor, ganhando com a quantidade de votos apertado, foram 25 contra 22 do companheiro.

Não é novidade que a mulher vem conquistando cada vez mais espaço na política em Pernambuco, a deputada estadual Gleide Ângelo, PSB, entrou para história como a deputada eleita com mais votos da Alepe, o número chega a ser quatro vezes maior que o do segundo colocado, o pastor Cleiton Collins, que antes era o mais votada. Foram ao total 9.15%, um número de 412.636 votos.

Na Alepe das 49 cadeiras, dez serão ocupadas por mulheres.Também é formado por cinco mulheres o primeiro mandato coletivo, o Juntas (PSOL), que será representado por Jô Cavalcanti.