"Em 2018, o município que mais reduziu homicídios foi Paulista", afirma Manoel Sampaio

Foto: Beto Dantas

Recentemente conversamos com Manoel Márcio Alencar Sampaio, Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do município de Paulista/PE. Natural de Granito, no Sertão do Araripe, o Dr. Sampaio tem mais de 30 anos de militância em movimentos sociais. Ele já atuou em políticas públicas relacionadas às áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública, Assistência a Idoso, a Criança, etc.

Ao assumir a referida Secretaria, Dr. Sampaio, de início ao Centro Integrado de Segurança. A ideia do empreendimento foi do Prefeito da cidade, Júnior Matuto. O Centro visava integrar outros entes do município para fortalecer políticas de segurança pública. Assim, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Samu passaram a cooperar mutuamente na cidade.

No contexto da violência urbana, o bairro de Maranguape I, que possui mais de 70 mil habitantes, tinha entre 15 e 17 assassinatos por mês. “Fizemos um trabalho junto com as escolas, com a Assistência Social do município, integrado com a Polícia Militar. E durante 13 meses reduzimos o número de mortes a zero na comunidade. Esse é um exemplo forte do que são políticas de prevenção. A Praça Emílio Russel, nesse bairro, era tida como ‘a praça da droga’. Isso acabou”, declarou Manoel Sampaio.

Entre 2017 e 2018 o município de Paulista tinha uma média de 30 a 40 homicídios por mês. Graças a um trabalho integrado envolvendo políticas de prevenção, os índices baixaram para menos de 15 homicídios por mês. “Em 2018, o município que mais reduziu homicídios foi Paulista. Foi a maior redução proporcional do estado de Pernambuco”, declarou o entrevistado. O Secretário acrescentou que a iniciativa e o empenho do gestor municipal, Júnior Matuto, foram imprescindíveis. Foi o que determinou o sucesso do que foi efetivado na cidade.

Manoel Sampaio também é presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança – o CONSEMS. Sampaio fez questão de frisar que fez toda diferença contar com o apoio do Prefeito Júnior Matuto para, simultaneamente, atuar como Secretário de Paulista e presidir o CONSEMS.

Como representante desse Conselho de gestores e secretários municipais, Manuel Sampaio foi recentemente recebido pelo Ministro Sérgio Moro, em Brasília. “Antes de ir, ouvimos aqui o Ministério Público, as Polícias Civil e Militar, Promotores, o Secretário de Defesa Social (Antônio de Pádua) e finalizamos a pauta com os Secretários municipais. Então fizemos um documento e o levamos ao Ministro”, disse Manoel Sampaio.

O presidente do CONSEMS declarou que foi muito bem recebido por Moro. “Ele nos recebeu com muita maturidade e inteligência, e nos disse: ‘a pauta de vocês é o que a gente gostaria de implantar no Brasil’. Ele foi o primeiro Ministro a nos convidar para nos ouvir. Os outros, a gente batia na porta dizendo o que queria”, declarou o representante do CONSEMS.

Foto: Arquivo Pessoal

Entre as solicitações colocadas na mesa de Sérgio Moro por Manuel Sampaio esteve também a questão do Susp. “O SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) também foi feito com a nossa ajuda, mas quando chegou no Congresso, os municípios ficaram de fora. Os recursos ficaram na União e nos Estados. Queremos que os recursos sejam de fundo a fundo, como é na Saúde: os municípios são obrigados a investir 15% em Saúde. O governo federal também investe 15% em Saúde nos municípios. O Ministro autorizou um grupo para discutir a questão do SUSP”, declarou o Secretário Municipal.

Já no fim de nossa entrevista, Dr. Manoel falou sobre a criação do “Paulista Conectado”. Ele explicou: “Criamos o primeiro aplicativo de segurança. É um chamado para que o cidadão participe das políticas públicas”.

O aplicativo permite que sejam feitos registros sobre situações que envolvam assalto, drogas, homicídio e questões relacionadas a defesa civil e infraestrutura. Os moradores de Paulista registram uma ocorrência pelo aparelho celular e a demanda segue imediatamente para uma central de monitoramento. Essa central envia o pedido para o órgão competente, para que a demanda da população seja atendida. Assim, a queixa pode seguir para as polícias Militar ou Civil, para a Guarda de Trânsito, para a Defesa Civil, etc.

Foto: Beto Dantas

” O aplicativo tem as abas ‘Segurança’ e ‘Serviços Públicos’. No caso de iluminação pública, por exemplo, em menos de 48 horas atendemos a solicitação de troca de lâmpadas do cidadão. No que diz respeito à Defesa Civil, a gente faz em menos de 24 horas qualquer demanda do município. Somos cinco estrelas nesses dois itens”, declarou nosso entrevistado.

Em breve a Prefeitura fará o lançamento do aplicativo “Paulista Conectado”. O Secretário nos contou que mais de vinte mil pessoas já usam a ferramenta tecnológica. A meta, no entanto, é alcançar mais e mais pessoas através desse meio que tem tudo para mudar, para melhor, a vida dos moradores da cidade.