Frente de serviço deflagra Operação Inverno em Olinda

Limpeza de canais – Canal Santa Barbara – Foto: Rafaél de Lima

A Prefeitura de Olinda deflagra nesta quarta-feira (16.01), às 8h, o trabalho de prevenção ao período chuvoso, dentro da Operação Inverno 2019. Nesta edição, o mutirão foi ampliado e vai promover a limpeza e desobstrução dos 20 principais canais espalhados pela cidade, com o empenho de 50 profissionais. A cobertura também se estende às galerias e canaletas distribuídas nos corredores de maior movimentação. O serviço será feito simultaneamente em diversos locais. O Canal da Malária, no trecho do bairro de Jardim Brasil, é um dos pontos beneficiados, inclusive com a utilização de balsas na execução da limpeza.

Dentro da primeira etapa, também serão executadas ações no Canal Bultrins/Fragoso, partindo da Avenida Chico Science, nos Bultrins; e o Canal Piaba de Ouro, na Cidade Tabajara. No pacote ainda está o Canal Colibri, no bairro de Rio Doce; o canal por trás da Escola Izaulina de Castro, em Ouro Preto; e as canaletas na Avenida Brasília e Rua Carmela Dutra, em Peixinhos. Os esforços, promovidos pela Secretaria de Infraestrutura de Olinda, vão evitar o extravasamento de água e a proliferação de vetores de doenças, precavendo prejuízos, assegurando a mobilidade e a qualidade de vida.

No segmento da drenagem, a frente inicial vai beneficiar as avenidas Getúlio Vargas, no Bairro Novo, e Agamenon Magalhães, em Jardim Brasil, além da Rua da Areia, nos Bultrins. A força de trabalho conta com escavadeiras e retroescavadeiras, caminhões-caçamba, balsas, máquinas de hidrojato, entre outros equipamentos. De acordo com o secretário da pasta, Marconi Madruga, os serviços estarão divididos em eixos fundamentais como a limpeza dos canais, manutenção e drenagens de ruas e as ações da Defesa Civil. Este último engloba ainda, entre outros pontos, a requalificação e construção de muros de arrimo e a orientação sobre construções irregulares.

PREVENÇÃO – A Defesa Civil do município intensificou o monitoramento das encostas e pontos de risco, atuando com a colocação de mais de 200 mil metros lonas plásticas, a erradicação de árvores e ações educativas nas  comunidades.