Maria Hilda Marsiaj, é anunciada por Moro como futura chefe da Secretaria Nacional de Justiça.

Foi escolhida nesta segunda-feira (17/12), para a chefia da Secretaria Nacional de Justiça a subprocuradora da República Maria Hilda Marsiaj.

A escolha, capitaneada pelo futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, se deu em razão da notória atuação da subprocuradora na força-tarefa da operação “Lava-jato” perante o Superior Tribunal de Justiça, além de sua forte atuação na demarcação de terras indígenas de Passo Grande do Rio Forquilha.

Para Moro, Maria Hilda “é uma pessoa preparada e que vem para somar, principalmente, pela notória independência, integridade e eficiência”.

Para quem não conhece, a Secretaria Nacional de Justiça, tem o papel de cuidar de temas como imigração, bem como de assessorar o presidente da República e os órgãos federais quanto as políticas de temas direcionados ao judiciário, entre outras áreas de cunho jurídico.

Além disso, a Secretaria Nacional de Justiça, abrigará o Departamento de Registros Sindicais, que sairá do Ministério do Trabalho após a pasta ser extinguida pelo governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo Moro, a inclusão do departamento será para combater esquemas de corrupção que se instalaram nos órgãos sindicais nos últimos anos.

Nascida no Rio Grande do Sul, Maria Hilda, trabalhou na Procuradoria Regional da República da 4ª Região, localizada em Porto Alegre, atuando na força-tarefa da “Lava-Jato” e em outros casos de maior destaque como na demarcação das terras indígenas de Passo Grande do Rio Forquilha.