Maioria das mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha não sofrem novos episódios de violência

  • Publicado em 7 de dezembro de 2018

  • Pernambuco volta ao 2º melhor ano do Pacto pela Vida em número de CVLIs de Mulheres. 96% das mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha não volta a ser revitimizada.

    Até outubro de 2018, a Patrulha Maria da Penha realizou 2.807 visitas e fez 781 atendimentos. Os agentes da patrulha também realizam as solicitações das Varas e Delegacias especializadas no cumprimento das  medidas protetivas contra os agressores.

    A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, capitã Reidja de Farias Santos, informa que as patrulherias e patrulheiros também realizam um acompanhamento da vida da vítima para fazer uma avaliação do risco e tipo de violência que a mulher está sofrendo.

    A gestora da Patrulha Maria da Penha da SecMulher-PE, Michele Couto, lembrou que a Patrulha  está em atividade, desde 23 de setembro de 2013, como parte do Programa Justiça para Todos. A SecMulher atua como responsável pela articulação com os municípios através dos 185 organismos municipais de políticas públicas para as mulheres em parceria com o Judiciário, delegacias e a Polícia Militar de Pernambuco.

    A delegada Julieta Japiassú, gestora do Departamento de Polícia da Mulher-DPMUL/SDS, esclarece que a Patrulha Maria da Penha é o Estado presente. “É a Polícia Militar indo à sua casa fiscalizar se a mulher precisa de ajuda. É uma medida preventiva e protetiva”, conclui.

    A diretora Geral de Enfrentamento da Violência de Gênero da SecMulher-PE, Bianca Rocha, revela que Pernambuco volta ao 2º melhor ano do Programa Pacto pela Vida em número de Crimes Violentos Letais de Mulheres (CVLI) com 211 mortes (de janeiro a novembro de 2018) contra 191, no mesmo período de 2012.

    DADOS DA PATRULHA MARIA DA PENHA

    – A patrulha vem realizando atendimentos a mulheres vítimas de violência desde 2013 quando obteve um saldo de 1.304 mulheres protegidas. De lá para cá, o número de mulheres protegidas chegou a 19.207.

    A Patrulha Maria da Penha conta com 15 equipes para atender mulheres em 46 municípios do estado com três equipes na Metropolitana, uma em Surubim, Caruaru, Garanhuns, seis equipes no Sertão do Pajeú, uma no Sertão do Moxotó, uma equipe em Petrolina e uma em Araripina.

    Fonte: Secretaria da Mulher de Pernambuco
    Imagem: www.vecgaranhuns.com

    Comentários

    Publicado Por:

    %d blogueiros gostam disto: