Servidores públicos de Palmares chegam ao terceiro mês sem salários

Foto: Tv Jornal

Aproximadamente mil servidores ativos e aposentados, do município de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco, estão com salários atrasados. Segundo os funcionários da prefeitura, desde do último dia 30 de Julho não recebem a remuneração.

Os três meses de atraso tem deixado os servidores no aperto, Luiz Henrique, funcionário do município, destaca a dificuldade enfrentada principalmente pelos aposentados, “é muito difícil, ver os aposentados que só tem essa renda, faltam condições gerais, nem dinheiro para medicamentos eles têm”.

Mesmo com aproximadamente vinte milhões de reais a menos na receita do município e pagamento de precatórios, requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, os servidores criticam o patrocínio da prefeitura para um evento com atrações nacionais na cidade, como o cantor Luan Santana e Gabriel Diniz. A festa citada é o Palmaresfest, marcada para o próximo fim de semana, 15, 16 e 17 de novembro.

Os funcionários revoltados com toda situação, decidiram denunciar o evento ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Segundo o órgão, as denúncias estão sendo apuradas pela promotoria de justiça de Palmares, e que ainda o próprio MPPE conta com processos investigativos em tramitação sobre o atraso dos servidores público do município.  

O secretário de finanças de Palmares, Djerson Melo, informou que o atraso se justifica pela falta de verba , depois que o Governo Federal deixou de repassar o valor destinado ao fundo previdenciário. Em relação aos salários dos servidores ativos serão quitados até março de 2019. Djerson Melo ainda explicou que a prefeitura não é patrocinadora do Palmaresfest.