André Arraes e Felipe Oriá podem ser a fagulha da nova política em Pernambuco

André Arraes (PRTB), candidato a deputado estadual, lado esquerdo da foto. Felipe Oriá (PPS), candidato a deputado federal, lado direito da foto.
André Arraes (PRTB), candidato a deputado estadual, lado esquerdo da foto. Felipe Oriá (PPS), candidato a deputado federal, lado direito da foto. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

Neste último sábado (18), Felipe Oriá (PPS), candidato a deputado federal, e André Arraes (PRTB), candidato a deputado estadual por Pernambuco, participarão do Desafio Cívico, no bairro do Recife Antigo, evento que teve como objetivo discutir novas propostas para gestão pública no Brasil. No encontro os candidatos também oficializaram o início da campanha eleitoral com a inauguração do comitê no mesmo local do evento. Para André Arraes, mesmo com um sobrenome de peso histórico na  política, ele afirma ser contra fazer dela uma profissão, mas enfatiza sua importância para sociedade: “ Depois que a gente xinga todos os políticos, extravasa toda revolta que temos, qual o caminho a seguir se não através da política?”, destacou André.

Tanto André Arraes (PRTB) como Felipe Oriá (PPS), defendem novas alternativas para o atual sistema político brasileiro. Felipe Oriá, relembrou o início do movimento ‘Vem Pra Rua’, que entraram para a história como as maiores manifestações da sociedade civil no Brasil em março/2015 e março/2016, destacando a importância da participação popular na política: “ A sociedade viu que tem que participar, mas viu que não adianta apenas se manifestar, tem também que se envolver nas eleições”, aproveitou para justificar o motivo de concorrer à câmara federal.

Felipe Oriá explicou que o movimento Acredito surgiu da necessidade de reformar o cenário nacional político brasileiro, “Chegamos em um ponto no Brasil que nosso tecido social, a nossa coesão, nossa confiança, não está ruída apenas na política, mas até em um cara que está pedindo no ônibus, só que na política isso é ainda maior, as pessoas não aguentam mais, as pessoas estão frustradas com escândalos atrás de escândalos. Estamos tentando mostrar que acreditar é difícil, que acreditar pode ser que der errado, mas cada um pode fazer a diferença. Se alguém achar que o Acredito não lhe representa, vai lá e funda outro movimento, faz um abaixo-assinado, o que precisamos é de mais democracia, mais ação popular.”, pontuou.

André Arraes (PRTB), primeiro da direita, candidato a deputado estadual. Foto Beto Dantas/ Portal de Prefeitura
André Arraes (PRTB), primeiro da direita, candidato a deputado estadual. Foto Beto Dantas/ Portal de Prefeitura

Diferente de Felipe Oriá, que nunca tinha participado como candidato em uma eleição, André Arraes tenta pela segunda vez uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O postulante foi candidato em 2014, concorrendo também ao cargo de deputado estadual pelo SD. Questionado sobre o que mudou durante esse período como suplemente, declara: “Em 2014 não tínhamos a força das redes sociais. Eu entrei animado na época, com o pensamento de que podemos confiar na política, daí eu plantei aquela semente lá na Mata Norte, e fiz minha campanha com muita tranquilidade, com muito amor, procurando ouvir as pessoas. Invés de me desanimar, fiquei mais animado ainda, e agora com mais um passo nesse processo, representado pelo apoio de Felipe Oriá aqui em Recife.”

Já Felipe Oriá afirma que embora seja de fato sua primeira tentativa, possui vasta experiência com o setor público: “Passei muito tempo trabalhando no governo, já fui de projetos municipais e estaduais, trabalhei na presidência da república, em instituições nacionais e internacionais. Sou um cientista político e achava que sabia como o jogo funcionava, quando na verdade você percebe que a prática fica, às vezes, distante da teoria. Muitas decisões que a gente tem uma justificativa na ciência política, na verdade foram tomadas por motivos mais medianos.” argumentou Felipe.

Durante o período de pré-campanha, Felipe Oriá ficou entre as notícias mais lidas de alguns portais no Brasil, por utilizar um aplicativo de paquera para divulgação de suas propostas, “a ideia é levar a política para esses lugares que as pessoas já estão. Foi uma grande brincadeira que por trás disso tem um debate muito sério, que é a de campanha mais barata, buscando formas criativas”, defendeu.

Sobre a crise política que o Brasil enfrenta atualmente, André Arraes e Felipe Oriá expressaram suas opiniões: “Foi impeachment ou golpe, Lula é inocente ou vítima? daqui a trinta anos o país ainda vai está dividido discutindo essas questões, por trás disso temos um parlamento e um legislativo que não consegue determinar regras claras, sequer para tomar uma das decisões mais importantes, que é retirar ou não um presidente. Temos um sistema muito complexo e incerto, levando muita gente a ganhar com isso. O verdadeiro crime é a gente não saber se foi realmente seguido o devido processo legal”, segundo Felipe Oriá.    

André Arraes completou seu amigo defendendo a importância do poder legislador: “Temos que chamar atenção para o legislativo nessas eleições, porque é esse legislativo que vai criar leis para regularizar tudo isso, e normalmente o que eles fazem é se esconder atrás do executivo”.

Desafio Cívico. Foto Beto Dantas/ Portal de Prefeitura
Desafio Cívico. Foto Beto Dantas/ Portal de Prefeitura

Eleições 2018:

Felipe Oriá – Candidato a Deputado Federal, pelo PPS, na coligação ‘Pernambuco vai mudar com seus Deputados Federais’, composta pelos partidos PTB , DEM , PSDB, PSC, PRB,  PODE e PPS.

É o atual diretor da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco. Mestre em Políticas Públicas pela Harvard University. No setor público: passou por municípios de pequeno porte a organismos internacionais, por instituições como a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e pela Organização dos Estados Americanos.Tem como um dos focos a inovação no setor público.

André Arraes – Candidato a deputado estadual, pelo PRTB, na coligação ‘AVANÇA PERNAMBUCO’, composta pelos partidos PSL / PRTB / PHS / PV.

Casado, cirurgião dentista e natural de Petrolina-PE, André Arraes já foi candidato uma vez ao cargo de Deputado Estadual em 2014, ocupando apenas vaga de suplente. Sua principal atuação é pela renovação no cenário político em Pernambuco.