Decisão para manter candidatura de Marília Arraes volta às mãos da executiva nacional do PT

Reunião de diretores estaduais / Foto: Divulgação Instagram

Com o fim de semana cheio de convenções partidárias chegando, os olhares se voltam para os possíveis nomes da disputa no estado, e principalmente no acordo entre PT nacional e PSB.

Após decisão nacional do PT abrindo mão de sua candidatura própria em Pernambuco, assim como em outros estados, para ter em troca a neutralidade do PSB no apoio presidencial, o diretório do partido em Pernambuco realizou uma reunião para decidir se entraria com um recurso em prol de Marília Arraes  (PT). Foi assim que 251 delegados do partido no Recife chamaram a atenção da política nacional em torno na manutenção do PT para a candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo do estado.

A maioria dos militantes petistas gritavam “no meu estado, coloco fé, ele vai ser governado por mulher.” por outro lado também receberam o senador Humberto Costa aos gritos, mas de repúdio, a palavra mais usada pelos petistas foi entoada,”golpista” , só que dessa vez contra um próprio petista. Ele tentou justificar e colocou a responsabilidade para o ex-presidente Lula: “Vocês acreditam que existe alguma coisa que seja aprovada no PT que não tenha o apoio ou o conhecimento de Lula?”

Gleisi Hoffman, presidentes nacional do PT, gravou uma mensagem reforçando o apoio ao PSB em Pernambuco. Faziam poucos minutos que a senadora estave reunida com Lula quando envio o recado.

Em entrevista hoje, quinta-feira (02), ao Programa Nossa Manhã, na Rádio Olinda AM, a deputada estadual Teresa Leitão (PT), esclareceu algumas questões sobre os próximos passos após decisão da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores vetar a candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes (PR) ao governo do estado. Ela já tinha anunciado sobre o recurso que foi aprovado pelos delegados nesta noite, alegando que em Pernambuco existe uma resistência e destaca-se o protagonismo do partido no estado com um palanque forte e coerente. “Contudo, uma vez esgotadas todas as possibilidades de recursos e não sendo agraciado pelo Diretório Nacional que deve se posicionar até o próximo domingo (05), não haverá nenhuma atitude extra-partidária, respeitaremos a decisão”, afirmou ela, reinterando tudo isso em suposição. A deputada ainda desabafou:PSB demonstra uma relação esquizofrênica com o PT.”

Por outro lado o ex-deputado federal Fernando Ferro declara sobre uma possível briga judicial “Se não tivermos sucesso, vamos recorrer a última instância domingo.Isso está sendo muito ruim para o partido. Tem muita gente querendo se desfilar. Como lidar com isso? Sou favorável até que recorramos a instâncias jurídicas. Isso pode destroçar o PT de Pernambuco”. Enfatizou ele.

Para Humberto Costa  (PT), independente do resultado de tudo isso, sua candidata ao senado é garantida e também não acredita que o nacional mude sua posição . “A decisão de amanhã (sexta, 3) se não houver nada novo, será manter a decisão da executiva. Hoje eu defendi a aliança com o PSB e amanhã defenderei de novo”, mas se o resultado do recurso for a favor da vereadora, não negaria dar as mãos a Marília: “Serei candidato ao Senado de todo jeito”.

Em entrevista coletiva na noite de ontem, quarta-feira (01), Marília Arraes afirmou: “Até a próxima segunda-feira de manhã muita coisa pode acontecer na política”, deixando a entender, com isso, que não desistirá fácil do que foi decidido pela Executiva Nacional do PT.