Jovens e adultos podem concluir Ensino Fundamental e Médio através do exame supletivo

Aplicação do exame supletivo Governo do Estado de PE / Foto: Secretaria de Educação Pernambuco
Aplicação do exame supletivo Governo do Estado de PE / Foto: Secretaria de Educação Pernambuco

A Secretaria de Educação de Pernambuco disponibiliza oportunidade para jovens e adultos realizarem exame supletivo. As inscrições tiveram início na última terça-feira (3) e segue até dia 17 de agosto no site da secretaria de educação, exclusivamente pela internet. Caso o candidato não tenha acesso a internet poderá utilizar os laboratórios de informática das escolas do públicas estaduais, mediante consulta prévia com a gestão da instituição de ensino.

Os interessados em participar da prova devem ficar atentos, para nível fundamental, o candidato deve ter obrigatoriamente 15 anos completos ou mais, já para o ensino médio, devem ter 18 anos, em ambos até a data de realização da prova, além de Carteira de Identidade e CPF. O certame irá assegurar o direito de inscrição para qualquer pessoa com deficiência que pretenda fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e na Lei nº 7.853/89. No ato da inscrição, o participante deverá, obrigatoriamente, optar pelo Município/Escola no qual pretende realizar as provas.

Para os inscritos no Nível Fundamental se submeterão às provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte e língua inglesa ou língua espanhola. Já os inscritos no Nível Médio passarão por provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física, química, filosofia, arte, sociologia e língua inglesa ou língua espanhola. O candidato deverá atingir, no mínimo, média 6,0 em cada disciplina.

A realização da prova objetiva está marcada para o dia 21 outubro, para o público em geral, e 22 de outubro, para os apenados, Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). O resultado final do Exame Supletivo 2018 será divulgado na internet através do endereço eletrônico: http://www.educacao.pe.gov.br e em todas as 16 Gerencias Regionais de Educação do Estado Pernambuco e na Gerencia de Monitoramento de Avaliação e Políticas Educacionais (GAMPE).

O que é exame de supletivo para jovens e adultos?

Pela legislação, as políticas de educação de jovens e adultos devem oferecer oportunidades que considerem a especificidade desse público.
Entre as modalidades da educação básica do sistema educacional brasileiro está a Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a EJA “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.
Assim, pessoas com mais de 15 anos que não tenham concluído o ensino fundamental ou aquelas com mais de 18 anos que não tenham chegado ao fim do ensino médio podem recorrer a cursos e exames específicos que equiparem sua formação àquela obtida por quem frequentou a escola com regularidade.
Tanto a legislação, quanto os especialistas indicam que as políticas de educação de jovens e adultos devem oferecer oportunidades que considerem a especificidade e a diversidade desse público. Por essa razão, os cursos de EJA podem ser oferecidos em formatos diversos. Não há regra que fixe uma carga horária, nem turno ou período em que as classes devem funcionar.

Clique aqui para se inscrever.
Para conferir o edital completo, clique aqui.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com