Veja os municípios pernambucanos com melhores indicadores na área Previdenciária

Entre os dias 20 e 22 de junho deste ano aconteceu o 1º Congresso Nacional de Previdência dos Servidores Públicos. Durante o evento, sediado em Florianópolis (SC), houve a divulgação das cidades brasileiras que se destacaram no quesito Regime Próprio de Previdência.

Em Pernambuco as cidades que obtiveram as cinco melhores colocações no ranking foram as Prefeituras de Itacuruba, Santa Cruz do Capibaribe, Cachoeirinha, Camaragibe e Agrestina. Em ordem de colocação seguem as cidades de Brejinho, Ipojuca, Vertente do Lério, Afrânio e São Bento do Una. O ISP, Indicador de Situação Previdenciário, analisou 149 municípios no Estado. A coleta dos dados e a divulgação dos resultados é produzida, anualmente, pela Secretaria de Previdência Federal, que avaliou 2.123 cidades brasileiras (dos 5.598 municípios brasileiros, apenas 2.123 têm Regime Próprio de Previdência Social).

Os palestrantes convidados abordaram diversos temas. A palestra principal foi dada pelo Secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. O assunto foi “RPPS – Regime Sustentável para o Trabalhador do Serviço Público”.

Outros palestrantes também contribuíram para o desenvolvimento de questões afins. A fiscalização dos RPPS por Tribunais de Contas foi destacada por Domingos Taufner. A Modernização da Gestão dos RPPS foi uma das preocupações citadas por Hélio Fernandes Carneiro. Já Ronaldo Borges fez referência a particularidades do mercado financeiro, como o envolvimento da Polícia Federal em ações como a Operação Encilhamento.

Camaragibe, a única cidade da região metropolitana a aparecer no ranking anunciado no Congresso, também tem motivos adicionais para festejar. Em outras áreas fundamentais, como Educação e Segurança Urbana, o município tem apresentado índices de êxito em Pernambuco.

Aumentamos 22 posições no ranking de avaliação no Estado de Pernambuco, nesse ano de 2017, após publicação dos dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE”, declarou recentemente Denivaldo Freire, Secretário de Educação do município. Ainda na área educacional, Camaragibe se destaca pelo maior salário, no Estado, oferecido a professores das escolas municipais.

Um último ponto muito importante que tem feito diferença na vida dos camaragibense é a implantação de políticas públicas na área da segurança urbana. Um esforço conjunto entre gestão municipal e atores da área de segurança pública, junto com um grande protagonismo de representantes da sociedade, tem oferecido mais tranquilidade ao município. Trata-se do “Camaragibe da Paz”, projeto que se sustenta e três pilares principais: salubridade, segurança e tranquilidade. O município que era o segundo mais violento do Estado em janeiro do ano passado, com 36 assassinatos por mês, mudou sua realidade. Através das ações do “Camaragibe da Paz”, em novembro do mesmo ano, a média baixou para 2 homicídios mensais.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com