Prefeito de Água Preta vai ao FNDE e garante mais de meio milhão de reais em recursos para o Município

 

A prefeitura municipal de Agua Preta-PE, distante a 127 km da capital Recife, tem na gestão o Prefeito Eduardo Coutinho, do PSB PE.

Iniciada a gestão em janeiro de 2017, o prefeito Eduardo Coutinho identificou inúmeros problemas que a cidade de Agua Preta tinha com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE. Foram identificadas pendências que estavam prejudicando a gestão atual, como falta de repasses de recursos para o desenvolvimento da educação no município.

Para se ter ideia da condição em que Eduardo Coutinho começou o seu mandato, o município deixou de receber recursos para a merenda escolar no primeiro mês de aula da rede municipal. As escolas do município não receberam nenhum centavo de recursos federais e até os recursos do transporte dos alunos da rede estadual estava deficitário.

Ao perceber a pouca arrecadação tributária e a falta de recursos essências advindos do governo federal, o prefeito Eduardo não mediu esforços para tentar resolvê-los. Ele procurou sanar as pendências junto aos órgãos competentes federais para que o município se tornasse apto a receber novamente os recursos que são fundamentais para uma boa administração municipal.

No final de outubro de 2017, o prefeito marcou uma audiência em Brasília com o presidente do Fundo Municipal de Educação-FNDE, o senhor Silvio Pinheiro. Na ocasião, o prefeito foi acompanhado do Deputado Federal João Fernando Coutinho PSB-PE. Junto ao referido órgão, Eduardo mostrou ao FNDE que todas as exigências do órgão estavam cumpridas por parte do município.

Desta forma o FNDE comprometeu-se a enviar para Água Preta aproximadamente R$ 350,000,00. Tal quantia estava bloqueada no FNDE, mas pertencia aos cidadãos do município, algo inédito na história da cidade. Desta forma o gestor garante não só os recursos perdidos anteriormente, mas também um aporte financeiro para os próximos anos. É importante também ressaltar que Eduardo Coutinho também conseguiu regularizar os recursos recebidos do governo do estado para a manutenção dos ônibus da rede estadual de ensino. Todas essas ações do prefeito irão garantir recursos para questões como transporte escolar, merenda escolar, dinheiro para manutenção das escolas e para obras em escolas municipais. No total, o valor a ser recebido pelo município, em recursos federais e estaduais, passam de meio milhão de reais. O total de recursos trará uma nova perspectiva em qualidade de vida para a população de Água Preta, e, mais precisamente, para a Comunidade Escolar do município.