“Vemos resultados, há gestão”, declara servidora. Ulisses Felinto tem povo como prioridade de governo em Timbaúba (PE)

Publicado em 20 de outubro de 2017

Os nove meses da gestão de Ulisses Felinto (PSDB) em Timbaúba, Zona da Mata Norte de Pernambuco, já deixam claro os avanços que chegarão a cidade ao longo deste primeiro mandato. A cultura que o empresário traz para o município de 54 mil habitantes é, talvez, a mais acertada diante a escassez de recursos federais aportados nos municípios brasileiros: reordenamento das contas públicas e restabelecendo dos serviços básicos.

“É fazer mais com menos. Todos nós precisamos ser bem atendidos, sem distinção”, justifica. “A cidade estava completamente defasada e hoje as pessoas daqui tem um outro tratamento”, completa Felinto.

Tal postura nos coloca frente a característica mais forte e lembrada do tucano, o humanismo. Esse é visto e relatado por todos que circulam em Timbaúba, dos funcionários efetivos aos munícipes que utilizam dos serviços públicos municipais.

Os investimentos vão além, o gestor reconhece que a caminhada exige dedicação e esforços. “Vamos iniciar Operação Tapa Buracos, a licitação para contratação da empresa que nos fornece material já está em andamento, a gestão precisava regularizar os débitos do passado que ficaram pendentes para que o trabalho fosse continuado”, explicou o prefeito. Timbaúba também caminha para a autossuficiência nesse mesmo ponto, é desejo e caminho natural a reativação da usina de asfalto que pertence ao município.

 

SAÚDE É DESTAQUE

O carro chefe do início de mandato, de fato, é a saúde. Os dados timbaubenses entregam a eficiência da atual gestão. Foram 20 milhões investidos na saúde do município, que possui 21 Unidades Básicas de Saúde, todas elas contando com equipes completas, farmácias abastecidas e o bom atendimento ao povo.

“O que tem na UPA tem aqui também! A equipe médica aqui é completa todos os dias. Por mês, só a Unidade Básica de Saúde Cruzeiro II chega a realizar cerca de 800 atendimentos”, indica Jocasta Jacinto, recepcionista da UBS.

“Agora não tem nem comparação, a gente tem espaço, conseguimos executar o que tínhamos vontade há anos, mas não nos era dada a oportunidade. Vemos resultados, há gestão”, explica Elaine de Fátima, Agente de Saúde.

Timbaúba conta com uma das mais modernas Centrais de Parto Humanizado do Estado. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

Ulisses abriu o CAPS I Tucano – onde o município recebia verba para mantê-lo há 5 anos, mas nunca havia feito o investimento. A Policlínica de Timbaúba é totalmente mantida com recursos próprios e conta com 8 especialidades médicas. As terapias alternativas acontecem como contraponto aos tratamentos farmacológicos. E um feito inédito: a criação da Central de Partos Humanizados em parceria com o Hospital Ferreira Lima, que absorve as demandas de diversas cidades da Mata Norte e aumentou em 300% o número de partos em praticamente  1 ano, saltando de 26 para 104 procedimentos realizados entre janeiro de 2016 a maio de 2017.

O prefeito comemora, “A gente conseguiu mudar a realidade na saúde, que não tinha nada, e agora oferecemos atendimento adequado”.

 

PARCERIAS

Para auxiliar o desenvolvimento econômico e qualificar a população, a administração de Timbaúba firma importantes parcerias, com destaque para a Carreta-Escola do Senac, que atende 240 pessoas de baixa renda em 12 cursos.

A formação de uma cooperativa de corte e costura que recebe qualificação na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico é outro destaque. Uma estrutura completa, com 35 máquinas de costura, está disponível para que o aprendizado seja completo.

Sediado na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, o curso de corte e costura transforma a realidade das mulheres timbaubenses. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

Quando questionado sobre o apoio do Estado, Felinto não reclama, Timbaúba vem sendo bem assistida pelo atual governo. “Dialogamos com o Governo do Estado, que é parceiro de Timbaúba. Com emendas de Antônio Morais (PSDB-PE) viabilizamos 4 novas ambulâncias, a frota municipal foi reforçada com 5 novos veículos graças aos esforços junto a Secretário Estadual de Administração, Milton Coelho (PSB-PE)”, detalha o prefeito.

O diálogo com o Ministério das Cidades anda firme. “O ministro Bruno Araújo (PSDB-PE) nos auxilia em Brasília a caminhar com as questões de infraestrutura. Destravamos 19 milhões junto ao ministério que serão investidos no saneamento básico do município. Mudaremos a realidade de Timbaúba”, conclui.

Por: Raissa Cardeal

 

Publicado Por:

© 2019. Portal de Prefeitura

Todos os Direitos Reservados.