Haddad: "O golpe está acontecendo de dentro para fora. A democracia está sendo corroída por dento das instituições"

Fernando Haddad participou recentemente de um fórum cujo título, em tradução livre, é “O que deu errado quando o Brasil foi para a Direita?”. O evento aconteceu em Nova Iorque no The People’s Forum.

O petista se referiu aos governos de Direita como “governos que estão empurrando o mundo para a bipolaridade”.

O ex-Ministro da Educação criticou o alinhamento político de Direita dizendo que esse viés ideológico não aceita o mundo como ele é, multipolar, por preconceito.

O petista também criticou duramente o fato do Presidente eleito ter prestado continência ao Assessor de Segurança Nacional americano, John Bolton. Bolsonaro recebeu o americano em sua casa, no Rio de Janeiro recentemente.

Sobre essa atitude, Fernando Haddad afirmou que se perguntava se não teria sido fruto de um encontro desconhecido dos presidentes dos dois países para “combinar o jogo”. O ex-Prefeito disse também que só Bolsonaro diz o que vai fazer de favorável aos Estados Unidos. Até agora, protestou Haddad, Trump não teria feito o mesmo em relação ao Brasil.

O candidato petista derrotado acrescentou críticas aos posicionamentos de Bolsonaro sobre questões indígenas, ambientais e em relação à mudanca da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.

Fernando Haddad entende que Bolsonaro apenas imita Trump. São governos que não “vêem no mundo multipolar espaços para projetos emancipatórios, para projetos progressistas”, frisou o ex-Prefeito paulista.

Quanto ao Brasil pós-eleições presidenciais 2018, Haddad acrescentou: “O golpe está acontecendo de dentro para fora. A democracia está sendo corroída por dentro das instituições”, diz.

No primeiro dia de dezembro proximo, Haddad participará do lançamento da Internacional Progressista. Trata-se de um esforço internacional contrário às gestões governamentais de extrema-direita.

Especificamente sobre o esforço internacional citado, o candidato à presidência derrotado declarou: “O que está acontecendo no mundo tem algo por trás que não conhecemos inteiramente, mas que, podemos imaginar, está alterando a face do planeta numa direção perigosa, contra direitos que foram, com tropeços, idas e vindas, de uma história de 200 anos de ampliação dos horizontes”.

Imagem: www.br.noticias.yahoo.com