Carnaval 2018 como brincar e manter a saúde

Dr Paulo Santana Médico Sanitarista, Professor da UFPE

  • Publicado em 4 de fevereiro de 2018

  • Divertir se no Carnaval é um desejo natural, porém algumas medidas para proteger a Saúde são fundamentais, Alimentação, Hidratação, Proteção á Pele, Proteção Sexual, Cuidados com os excessos em Geral.

    Alimentação:  Manter uma Boa Alimentação é fundamental.

    Iniciar com o café da manhã (Mesmo que você acorde tarde, não pule nenhuma refeição, consuma sucos naturais, laranja, Limão, acerola, Abacaxi, Goiaba, Caju, Cajá, Manga etc Pão Integral, Iogurtes e frutas como Mamão, Abacate, Banana, Melão, Melancia. Pode se levar frutas (Maçã, Pera, Goiabas etc) para fazer lanches na Rua ou Barras de Cereais Integrais.

    Respeitar as três refeições, consumir alimentos Ricos em Carbohidratos (as massas, tipo macarrão ou alimentos como Macaxeira, inhame, Batatas doces ou Inglesa, Cuscuz) Evitar refeições pesadas e gordurosas tipo feijoadas, sarapatel, cozidos, rabadas, Dobradinha, Galinhas de Cabidelas, Espetinhos de Calabresas, Pasteis, Espetinhos…)

    As carnes, peixes ou frangos de preferencia não gordurosos.

    Os Legumes e Saladas são Bem Vindos.

    Nessa época, é muito comum fazer lanches e refeições na rua. Mas temos que ter cuidado e observar as condições de preparação, conservação e manuseio desses alimentos, devendo-se evitar as frituras. As Frituras Tipo Batatinhas são potencialmente arriscadas.

    Cuidados com as Maioneses nas alimentações de rua com o calor o risco de se apresentarem estragadas É MUITO ALTO.

    RESUMINDO

    A Alimentação Saudável durante o Carnaval É POSSIVEL E NECESSARIA

    QUANDO A ALIMENTAÇÃO É INADEQUADA É CAUSA DE VOMITOS, DIARREIA E DESIDRATAÇÃO.

    O folião deve beber bastante água, comer muitas frutas e verduras.

    Proteção Á Pele.

    Durante o dia Usar Protetor Solar, óculos Escuros, Chapéus ou Bonés e Hidratantes.

    A utilização do protetor Solar no Rosto, Mãos e Pernas deve ser abundante e repetir a cada três horas.

    Todos os Vegetais alaranjados tipo Cenoura , Mamão, Tomates são recomendados para a proteção da Pela e dos Olhos. Usar em sucos ou saladas. Pode ser misturados como suco de cenoura, tomate e limão ou laranja ou Mamão com laranja Etc.

    Proteção Sexual

    O uso de camisinhas não deve ser negligenciado.

    Doenças Sexualmente transmissíveis como Sífilis( em alta no momento) , HIV, Gonorreia entre outras EXPLODEM NAS FOLIAS.

    Geralmente o uso do Álcool durante a folia termina por negligenciar o uso da camisinha.

    USE CAMISINHA SEMPRE!

    Bebidas Alcoólicas

    Dos excessos praticados durante o Carnaval o consumo de bebidas Alcoólicas é o que mais chama atenção. Consumidas de forma abusiva produzem efeitos tóxicos que vão desde a gastrite alcoólica ao estado de embriagues, tonturas, náuseas, vômitos e cefaleia. A ingestão Crônica pode ocasionar a Cirrose Hepática.

     “O álcool é absorvido rapidamente pelo estômago e duodeno e logo cai na corrente sanguínea. As bebidas alcoólicas são parcialmente metabolizadas pelo fígado, destruindo as moléculas e expelindo uma pequena quantidade pela urina, suor e hálito”,

    A associação de álcool e outras drogas, inclusive os chamados ‘energéticos’, que são misturas de cafeína, taurina e vitaminas, e aumentam a disposição e diminuem o sono, a concentração e a atenção. O álcool, por si só, pode provocar hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue), causando tontura, mal-estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais. 

     

    Moderar o consumo de bebidas alcoólicas pode reduzir o risco de acidentes e a ocorrência de discussões ou brigas. Além disso, te manterá longe de náuseas e ressacas, prejudiciais ao sistema nervoso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade máxima diária recomendável de ingestão de bebidas alcoólicas é de duas doses para homens e uma para mulheres.

    Cada organismo tem seu nível de tolerância, entretanto os efeitos sobre o Sistema nervoso central é caracterizado pela tontura, náuseas e certo entorpecimento que pode ser seguido do coma alcoólico.

    Para evitar os transtornos  é recomendado evitar os exageros, manter uma boa alimentação, ingerir sucos e água. O clássico banho frio e o café apenas poderão ajudar a pessoa a ficar mais esperta, porém não acaba com a embriaguez.

    BOM CARNAVAL!!!

    Dr: Paulo Santana Médico Sanitarista, Professor da UFPE

     

    Comentários

    Publicado Por:

    %d blogueiros gostam disto: