Portal de Prefeitura participa do lançamento do Programa Camaragibe da Paz

  • Publicado em 2 de dezembro de 2017

  • O Portal de Prefeitura teve a oportunidade de cobrir, no dia 27 de novembro desse ano o lançamento do Camaragibe da Paz. Trata-se de um Programa feito em parceria público-privada entre a Prefeitura e o Complexo Camará, visando a segurança pública municipal. O Shopping Camará recepcionou a solenidade, que contou com a presença de várias autoridades. A Equipe do Portal conversou com algumas delas.

    O Prefeito Demóstenes Meira nos disse que, ao assumir a gestão do município, a taxa era de 22 homicídios por semana, afora outras questões relacionadas à violência. “Eu soube que havia um Coronel que era especialista em Segurança Pública no Espírito Santo. Fui até lá, o contratei numa parceria programa público-privado, junto com o Shopping Camará, e criamos o Programa Camaragibe da Paz. Esse Programa veio para a gente discutir com a comunidade a questão da violência urbana”, declarou Meira. A Guarda Municipal está, segundo Meira, sendo equipada. “Estamos lutando para que a Guarda seja armada para poder dar um patrulhamento melhor às ruas de Camaragibe”, declarou Meira.

    O Professor Júlio Cesar Costa, Coronel da Polícia Militar do Espírito Santo, criador da Polícia Comunitária no país, também esteve presente na ocasião. Ele disse à nossa Equipe que acredita que a solução efetiva dos problemas que a sociedade vive está no envolvimento do gestor público com a sociedade. O Coronel está à frente da estruturação do Camaragibe da Paz. O Programa está assentado em quatro pilares: o Pilar Político, o Pilar Comunitário, o Pilar Legal e o Pilar Operacional. “Em cima desses quatro grandes pilares nós construímos uma grande avenida por onde a gente vai levar segurança, salubridade e tranquilidade para a sociedade camaragibense”, declarou o Professor. Costa acredita que “o êxito vem do envolvimento da sociedade, dos órgãos do Poder Executivo, do Poder Legislativo e de todo o Sistema de Justiça Criminal representado pelas suas instituições, fazendo parte de um só conjunto, que visa alcançar maior sensação de segurança, o controle da criminalidade e a melhoria da qualidade de vida do cidadão através da tranquilidade”.

    Também entrevistamos Jorge da Silva, Professor e Pesquisador. Ele foi Chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e foi Secretário de Direitos Humanos do mesmo Estado. O Pesquisador palestrou na solenidade, tendo como base um de seus livros, cujo título é Criminologia – Crítica Aplicada à Segurança Pública. “Estou muito contente de estar aqui, porque em livros que já escrevi eu sempre reclamei da dificuldade de os prefeitos assumirem a responsabilidade que têm com o tema da Segurança Pública dos munícipes”, afirmou Silva. O Professor declarou que, ao saber da parceria entre a sociedade e a Prefeitura objetivando ampliar as questões sobre Segurança Pública, não hesitou em vir constatar, e que isso o alegrava muito.

    Falamos ainda com Eduardo Santana, Comandante da Guarda de Camaragibe. Ele declarou que não existe trabalho de Segurança sem a população. “Eu acredito muito na sociedade civil, no controle social também, e é isso que hoje dá o pontapé inicial no lançamento do Camaragibe da Paz”, disse Santana.

    Ivanildo Nascimento, Guarda Municipal há vinte e um anos na função, foi outro participante da solenidade que conversou com o Portal de Prefeitura. Ele contou que hoje a Guarda tem uma estrutura que nunca teve antes e que tem uma expectativa muito boa para o futuro. Nascimento acredita que com a aquisição de armamento a Guarda poderá dar um suporte melhor à segurança do município.

     

    Comentários

    Publicado Por:

    %d blogueiros gostam disto: