Defensoria Pública de PE ministra Curso de Fotografia para jovens com Síndrome de Down em parceria com o Portal de Prefeitura

Oportunidade para qualificar a vida de pessoas com Síndrome de Down. O cromossomo a mais vira um pequeno detalhe quando a educação e as oportunidades de trabalho surgem na vida delas. E, com essa preocupação, a Defensoria Pública de Pernambuco convidou o fotógrafo Beto Dantas do Portal de Prefeitura para ministrar aula sobre enquadramento de imagem nessa segunda edição do Curso de Fotografia Básica. A ação ocorreu na tarde desta segunda-feira ( 11/12 ) no Auditório Thiago César Abrantes Olímpio.

O Defensor Público-Geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, disse da grata satisfação de poder garantir caminhos para a inclusão de um público tão especial. “Vocês nos encantam aceitando esse convite, pois celebramos aqui a vida de cada um de vocês e de seus familiares. Queremos que aproveitem o dia de hoje da forma mais alegre que conseguirem. Voltem sempre. Vocês são o sentimento de paz e de amor incondicional e isso é muito importante nesse mundo”.

Dois dos participantes Bruno Fernandes e Caio Rocha registraram muitas imagens. “Viemos aproveitar o curso e estamos super contentes em voltar aqui. Amamos registrar tudo o que é alegre e colorido, especialmente plantas e pessoas”. Para a mãe de Catarina Nóbrega ( 26 anos ), “cada oportunidade é única na realidade deles. As políticas públicas, as leis, não garante tanto os direitos de nossos filhos. É uma luta árdua e de dor, mas como toda ela, o prazer inenarrável de vermos eles felizes e se desenvolvendo. A deficiência intelectual das pessoas que nascem com a Síndrome de Down não deve distanciá-los das oportunidades de aprendizado e de empregabilidade”, destacou Valéria Nóbrega, diretora da Ong Integrarte.

O Fotógrafo Beto Dantas do Portal de Prefeitura disse se sentir muito honrado com o convite feito pelo DPG. “Estar aqui entre é eles é receber mais do que estou doando. Me sinto lisonjeado com essa oportunidade. Combinamos que todas as imagens registradas serão enviadas para meu e-mail para que depois eu possa reenviá-las com as devidas explicações para treinarem mais em casa ou quando saírem. Espero vê-los em breve para a continuação dessa linda troca”, disse Dantas.

Participaram da abertura do curso a Subdefensora da Região Metropolitana, Andrea Lundgren e a Promotora de Justiça Aline Laranjerias. Elas deram as boas vindas junto ao Defensor Público-Geral e parabenizaram a luta dos pais e a dedicação dos alunos inscritos no curso.

Redação: Viviane Souza – Ascom / DPPE

 Fotos: @jhpaparazzo – Ascom / DPPE

 Beto Dantas –  Beto Dantas começou no mundo das imagens em 1988, como assistente de câmera de um conhecido fotógrafo da Zona Norte do Recife, Jurandir Gomes, do Jurandir Foto no Bairro de Casa Amarela. Em 1990 ainda cursando Direito na UNICAP, fez o curso de vídeo no centro de convenções de PE, na JM vídeo, durante alguns anos trabalhou como cameraman em vários eventos sociais e desportivos, como lutas de boxe do conhecido e irreverente lutador Luciano “todo duro” Torres. Em outubro de 1996 começou na fotografia depois de ser apresentado ao que seria a novidade do momento, as câmeras autofocus NIKON e Pentax.

Junto com Adelmo Sales, em 2010 montou a PEFotos, e em 2012, formou-se em Redes de computadores, e ainda continuou prestando serviços para grandes empresas em PE, como as construtoras Odebrecht (Transnordestina), ALUSA (refinaria Abreu e Lima) fotos aéreas e andamento das obras (junto com a Gaúcho produções), Gabriel Bacelar, a operadora de portos AGEMAR, Corpo de Bombeiros PE e o estaleiro Atlântico Sul. Tendo também participado de diversos cursos online e presenciais de aperfeiçoamento, em congressos de fotografia e workshops e já inscrito para a Photokina deste ano. Em 2014 participou como membro da mesa de debates sobre a profissão de fotógrafo realizada pela UNINASSAU, na livraria Saraiva do Shopping RIOMAR.

Em 2015, buscando a excelência na prestação dos seus serviços, investiu em novos equipamentos da Marca Nikon, em julho de 2017 até o presente momento abraçou o projeto do Portal de Prefeitura